...

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Turma da Mônica é embaixadora do "Dia Nacional de Combate à Fome Oculta"!


Mauricio de Sousa, o maior autor de quadrinhos do país, com mais de um bilhão de revistas vendidas em mais de 100 países, conhecido por criar grandes personagens que representam tão bem o universo infantil, entra na luta contra a fome oculta, mal que atinge 40% das crianças brasileiras. Ao lado da Turma da Mônica, ele abraça essa causa e se transforma num dos embaixadores do Projeto Arroz Vitaminado. Para comemorar o lançamento do Dia Nacional de Combate à Fome Oculta, une-se à PATH e à GAIN, instituições internacionais sem fins lucrativos com projetos focados na melhoria da saúde das populações em várias partes do mundo.

Na data escolhida para o lançamento do Dia Nacional de Combate à Fome Oculta, 27 de novembro, Mauricio de Sousa explica a iniciativa e a importância de as autoridades brasileiras dedicarem suas atenções para um assunto que diz respeito, diretamente, ao desenvolvimento das crianças e ao futuro do país. A Fome Oculta é um problema silencioso, que afeta principalmente a população infantil, de todas as classes sociais. A síndrome caracteriza-se pela desnutrição de micronutrientes essenciais para o desenvolvimento físico e cognitivo, causando impacto direto na saúde e no aprendizado.
“A criação do Dia Nacional de Combate à Fome Oculta é uma iniciativa essencial para que, juntos, lutemos contra a desnutrição. Queremos chamar a atenção das mães, pais, governantes e empresários, para que todos passem a cuidar melhor da saúde das crianças, já que esse é um problema que causa grandes diferenças no desenvolvimento infantil. Por isso a Turma da Mônica e eu somos embaixadores desse projeto, que vai além do idealismo e coloca ações em prática. O projeto do Arroz Vitaminado é um dos trunfos para mudar esse cenário”, afirma Mauricio de Sousa.
Arroz Vitaminado – Atualmente, a fortificação de alimentos básicos é considerada uma das estratégias mais baratas e efetivas para o combate à carência de micronutrientes. Trinta estudos em dez países, incluindo o Brasil, validam essa tecnologia, mostrando que o consumo regular do Arroz Vitaminado – tipicamente em uma proporção que inclui um grão vitaminado a cada 100 comuns – ajuda a preencher as lacunas da dieta, a melhorar a saúde e a prevenir a subnutrição em crianças e mulheres, os mais
atingidos com a deficiência de micronutrientes.
O Arroz Vitaminado, que já está disponível no Brasil, chegou ao país numa parceria entre a PATH e a GAIN, que transferiram gratuitamente a tecnologia da fortificação dos grãos de arroz para a Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável por colocar o projeto em prática e atestar o correto uso das técnicas por arrozeiras locais, interessadas em produzir e distribuir o alimento em território nacional.

Problema atinge 40% das crianças brasileiras, de todas as classes sociais, causando atrasos no desenvolvimento físico e cognitivo. Arroz Vitaminado é uma das soluções comprovadamente eficazes.

Um comentário: